segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
A Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED) da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE), em funcionamento no Centro de Educação a Distância (CED), tem como objetivo precípuo desenvolver, implementar e acompanhar a formação continuada dos professores da rede pública estadual de ensino do Ceará por meio das modalidades presencial, semipresencial e a distância, além de ofertar cursos de aperfeiçoamento complementar para os estudantes.
A referida coordenadoria está organizada em três células, a saber, Célula de Formação Docente e Ensino a Distância (CEDED), Célula de Produção de Material Didático (CEPED) e Célula de Recursos e Soluções Tecnológicas para Educação a Distância (CETED), para articular a vertente pedagógica nas suas diferentes dimensões.
A Seduc-CE reúne um conjunto de iniciativas de formação permanente para os professores da rede pública estadual de ensino em suas diferentes modalidades ofertadas: educação profissional, educação em tempo integral, educação regular, educação indígena, educação quilombola, educação do campo, educação de jovens e adultos.
Nesse sentido, a formação continuada e em serviço para os profissionais dessas diferentes modalidades de ensino, já se materializa em diversas direções − na escola, por meio do diálogo entre os pares mediado pelo coordenador escolar (CE) e professores coordenadores de área (PCA), nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), nas Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).
Compreendendo que os processos educativos mobilizados na prática no contexto das escolas são resultados da formação cultural dos atores envolvidos, cabe considerar a heterogeneidade cultural dos professores e alunos. Portanto, as práticas educativas institucionalizadas terminam por determinar a formação docente e consequentemente a dos alunos em meio a um cenário social permeado por desigualdades econômicas, culturais e políticas. São esses aspectos que tornam visível o descompasso entre o currículo escolar e a perspectiva de formação docente em andamento nas instituições de ensino superior (GATTI, 2009).
É pensando na superação desse descompasso entre o currículo e a práxis docente, que a Seduc-CE por meio da CODED/CED, se propõe integrar as ações de formação docente da rede pública estadual de ensino.